Relato Institucional – RI

O Relato Institucional (RI) foi concebido como uma inovação do Instrumento para Avaliação Institucional Externa (modalidade presencial) – 2014, publicado na Portaria n. 92 de 31 de janeiro de 2014, que subsidia o ato de credenciamento e recredenciamento institucional. Posteriormente, a citada Portaria n. 92/2014 foi revogada pela Portaria n. 1.382, de 31 de outubro de 2017, norma que aprovou “em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância.”.

O RI é elaborado por triênios, tendo sido o primeiro elaborado para o período de 2017-2019, e este atual para o período de 2020-2022, sendo concluído no primeiro trimestre do ano subsequente, como o último, que foi concluído em 27 de março de 2023.

Ele objetiva evidenciar a interação entre o planejamento institucional, suas atividades acadêmicas, progressos e resultados, sendo assim conceituado pela Nota Técnica n. 14/2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC:

O Relato Institucional é considerado uma inovação no Instrumento de Avaliação Institucional Externa que passa a ser avaliado no eixo 1 (Planejamento e Avaliação). Nele deverá conter um relato avaliativo do PDI e, especialmente, uma síntese histórica dos processos de avaliação interna e externa da IES e de seu planejamento, bem como as ações acadêmico-administrativas decorrentes dos resultados das avaliações, conforme o inciso VIII, do artigo 3º, da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004.

 Para cumprir essa orientação, sua elaboração objetiva apresentar um sintético relato avaliativo do PDI, a síntese dos resultados dos processos avaliativos internos e externos e do planejamento de ações acadêmico-administrativas decorrentes dos resultados de avaliações pregressas.

Em termos pragmáticos, o Relato Institucional do CESG atende à exigência da Nota Técnica INEP/DAES/CONAES n. 62/2014 e apresenta: análise e síntese do histórico da IES, o conceito das avaliações externas, bem como o desenvolvimento e divulgação dos processos de autoavaliação, os planos de melhorias e processos de gestão, a partir das avaliações internas e externas, além de demonstrar a implementação de ações efetivas na gestão da IES, evidenciando a evolução institucional.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.