Apresentação
Educar é, assim como foi e será também na perspectiva das constantes mutações da sociedade, um desafio para aqueles que se propõem a realizá-la por isso, o Instituto Superior de São Gotardo conta com o Curso de Pedagogia que procura desenvolver a Educação como prática social fundamentada e na competitividade do mercado e dinâmica das relações, buscando a formação do educador que atenda as exigências atuais, se profissionalizando e se transformando; sobretudo em um pesquisador da realidade atual, capaz de analisá-la com ações eficientes e estratégicas contribuindo para possíveis interferências.
Nesta perspectiva, o trabalho desenvolvido no CESG busca contribuir na formação de um profissional capaz de exercer o trabalho pedagógico em todas as dimensões, percebendo o ser humano a partir do meio em que está inserido, considerando os fatores que influenciam a percepção da realidade, seus valores, sentimentos, modos de agir e se situar no mundo.
Tal proposta é permeada por princípios éticos que conduzam à formação de um indivíduo capaz de vivenciar práticas democráticas e criar situações para que estas aconteçam.
No contexto atual é de fundamental importância refletir e pensar as questões educacionais para fundamentar a prática pedagógica deste momento em que teoria e ação devem ser não processos contraditórios, mas convergentes para um desempenho diferenciado.
Para que o desenvolvimento dessas disciplinas, o CESG conta com uma equipe comprometida com a Educação, adotando metodologia diferenciada, recursos diversificados, tecnologia avançada e um acervo bibliográfico específico que vem ao encontro das necessidades da atual conjuntura educacional.
Dessa forma, se busca desenvolver nos graduandos competências essenciais para um profissional que deseja conquistar espaço no mercado tão competitivo, como trabalhar em equipe, comunicar-se com eficiência, estabelecer metas, criar estratégias, superar desafios, enfim, ser inovador e ser um educador capaz de tomar decisões e realizar ações para que suas metas sejam alcançadas. O Curso de Pedagogia, para bem desempenhar suas finalidades, deve atingir, de modo interdependente, a tríplice função de:
a) Formação Fundamental que integre o aluno ao campo educacional, estabelecendo relações entre a Pedagogia e outras áreas do saber tendo como referência uma sólida base humanista e de desenvolvimento da consciência crítica; com disciplinas como História, Psicologia, Filosofia e Sociologia.
b) Formação Profissional, que capacite o acadêmico ao exercício competente de sua profissão, pelo domínio das disciplinas dogmáticas contextualizadas consoante com a evolução da Educação e as mudanças histórico-sociais do Brasil e do mundo; disciplinas como Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Currículo, Avaliação e Didática.
c) Formação Prática, oferecendo-lhes os meios para desenvolver a midiatização teoria-prática através das disciplinas de prática pedagógica, atividades de estágio supervisionado, monografia e atividades complementares, articulando assim, ensino, pesquisa e extensão; disciplinas de prática pedagógica e metodologia de pesquisa.
Professores
Ana Maria Costa Chaves
http://lattes.cnpq.br/1828367270547372
Antônio Carlos Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0966646582731238
Daniel Antonio Coelho Silva
http://lattes.cnpq.br/7153537921374199
Denise Abadia Pereira Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8375830524174447
Elivaine de Oliveira Cardoso
http://lattes.cnpq.br/8465156431130614
Gilson Luiz Rodrigues Souza
http://lattes.cnpq.br/8435741689596078
Lidiane Kelle de Aguiar
http://lattes.cnpq.br/8138765965315061
Lindomar Marques Babilônia
http://lattes.cnpq.br/3948938095539049
Maria Eunice Lopes
http://lattes.cnpq.br/0340038567644363
Tatiana Michele Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2007638385554244